sábado, 23 de maio de 2009

Transcrição do Braille da história: Desculpas em Cadeia



Desculpas em Cadeia, foi a história, escrita em Braille, lida pela Dra. Carminda na Semana da Leitura. Agora foi-nos enviada, transcrita, pela Dra. Graça Hidálgo, a quem agradecemos desde já a cortesia.






Desculpas em cadeia
Os quatro irmãos gostavam imenso de brincar nas manhãs de fim-de-semana. Só que, naquele dia, o Rodrigo tinha acordado muito mal disposto. Por isso, não achou grande piada quando o Tiago saltou para cima da cama e lhe começou a fazer cócegas:
- Está quieto, mano! Sai daqui!
E o Rodrigo deu um empurrão ao irmão, que caiu e bateu com a cabeça no chão. Não se magoou, mas ficou muito aborrecido.Mal saiu do quarto, o Tiago encontrou o Gustavo, à entrada do quarto de banho. Puxou-o para trás e entrou rapidamente, fechando a porta com força.
- Vá lá, Tiago, deixa-me entrar - pediu o Gustavo.
- Agora sou eu. Espera pela tua vez e não me chateies!
O Gustavo ficou sentido e decidiu ir fazer queixa à mãe.Quando ia para a cozinha, viu a pequena Margarida a fazer um castelo de legos, no meio do corredor. Como estava zangado, deu um valente pontapé na construção da maninha, que desatou a chorar. A mãe veio ver o que se passava:
- Gustavo, nem pareces tu! Porque é que fizeste isto à tua irmã?
- Porque estou irritado! O Rodrigo acordou mal disposto e não quis brincar com o Tiago, que me fechou a porta na cara e gritou comigo - respondeu o menino.
- Mas a tua irmã não tem culpa, pois não? Pede-lhe desculpa, vá.
Ainda nem o Gustavo tinha começado a falar para a irmã, já ela estava agarrada ao seu pescoço, a rir. E disse:
- Eu desculpo-te, mano. Queres brincar comigo?
O Gustavo ficou admirado com a atitude da irmã. Se uma quase "bebé" conseguia saber perdoar assim, porque não poderia ele fazer o mesmo?O Gustavo foi buscar o pacote das bolachas preferidas do Tiago. "Talvez fique mais bem-disposto, se comer uma", pensou.
- Tiago, tenho aqui uma coisa para ti - disse o Gustavo quando bateu à porta.
- Eu vou sair, mas, se estiveres a enganar-me, nem imaginas o que eu te vou... o menino já nem acabou a frase. Com um sorriso na cara, tirou uma bolacha e agradeceu o gesto.
Mais animado, o Tiago decidiu ir falar com o irmão mais velho, o Rodrigo.Afinal, também eles tinham um problema para resolver.
- Rodrigo, não gostei que me tivesses magoado, mas quero que saibas que já te desculpei. Posso ajudar-te em alguma coisa?
O Rodrigo ficou surpreendido. Ele explicou que estava triste, porque o pai lhe tinha ralhado, no dia anterior, por ele ter respondido mal.
- Bem, o melhor é falares também com o pai. Tudo é mais divertido quando estamos de pazes feitas! - disse o Tiago.
- Sim, ele desculpa-te - concluiu a Margarida.
Os manos não sabiam, mas a Margarida tinha começado uma grande e linda cadeia de desculpas.


"Nosso amiguinho"

Sem comentários:

Enviar um comentário